terça-feira, 20 de maio de 2014

Google Fiber, conexão à internet como você nunca viu!

 Salve galera! aqui estamos novamente e dessa vez outro assunto que me deixou eufórico! No mundo em que vivemos hoje é cada vez mais comum ver pessoas conectadas e dependentes dos meios de comunicação, sejam eles smartphones, redes sociais, ou afins ... O fator que mais impulsionou isto talvez tenha sido o projeto de popularização da Banda Larga, que rolou em 2009, ainda no governo Lula. O fato é que hoje no Brasil, cerca de 42 milhões de pessoas acessam a internet, isso só pelo smartphone, fora computadores, notebooks, lanhouses e afins. E com esse "acesso" à internet crescendo vertiginosamente, as empresas de telecomunicações não estavam preparadas. Resultado: Internet ruim pra grande parte da população e internet mais ou menos pra quem anima a pagar um pouco mais.
Na matéria de hoje eu vou falar sobre o Google Fiber. Fiber é um serviço da gigantesca Google e que tem como principal objetivo transmitir Áudio e Video em alta definição e em alta velocidade via fibra óptica. logicamente este serviço só funciona nos Estados Unidos, em específico na Região do Kansas. O grande barato deste novo serviço da Google é que além de transmitir streaming de vídeo (Estilo TV à cabo) ele também transfere internet. à impressionantes 700 Megabits por segundo, o que nos impressiona simplesmente porque a internet mais acessível que temos no brasil nao chega à 5 Mb ...



No vídeo acima vocês tem um teste de velocidade do Google Fiber, não deixem de assistir! Uma sugestão: Enquanto assistem segurem o queixo ;) para nao babar o teclado!
Brincadeiras à parte o serviço da Google não tão inovador assim, tanto é que no Brasil temos algo similiar: Estamos falando do Tim Live, este serviço da operadora brasileira promete 1 Gigabit/segundo porém com um precinho muito salgado: R$ 1499,00 de mensalidade mais R$ 3000,00 de instalação! Outro fator é que o Live TIM só está disponível para Rio de Janeiro e São Paulo...
É tão bom morar em Neves néah ?!
Abraço galera! Até a próxima!

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Você sabe a diferença entre Hacker e Cracker?

Salve galera! Tudo bem com vocês? A pouco tempo eu me decidi por voltar à blogar novamente mais arrumar assunto para blogar é muito difícil hoje em dia, talvez pela quantidade limitada de tempo disponível ou pela vasta quantidade de Blogs que falam de assuntos similares é muito alta de forma com que cada post por mais exclusivo que seja vai ser sempre um plágio, mal feito ou bem feito de qualquer assunto específico.
Enfim, ontem eu estava na sala da minha casa, escondido no meio de dois computadores como de costume, porém o fator que fez a diferença desta vez foi o fato de que eu estava na sala de TV, enquanto eu revirava a internet procurando alguma coisa interessante para agraciar meu cérebro me deparei com mais um capítulo dessa nova novela passando, "G3R4Ç40 BR4S1L" esta novela trata de certa forma de um universo hacker paralelo ao nosso, logicamente o cyberespaço é o menor dos focos deixando transpassar informações errôneas como linhas de HTML numa "performance hacker" um Marraphone  que na verdade é um Nokia Lumia 520 dentre outras informações.
De todas estas informações que são passadas errôneamente (seja por um propósito de não focar em tecnologia e sim na trama ou simplesmente por negligência com relação ao meio em que a trama se passa) a que mais me chamou atenção foi a expressão "HACKER". Por diversas vezes eu indaguei com meus alunos,
amigos e pessoas que me deram oportunidade de argumentar, sobre isso, porque eu já não aguento mais esta informação sendo passada de forma errada.
Atualmente isso ocorre tanto em tele-jornais, quanto em revistas, jornais e nesse caso em novelas. A informação que é passada errada é que o termo correto para quem invade sites, descobre e explora falha em sistemas, aplicativos, programas, além de fazer roubos à contas bancárias, na verdade não são hackers e sim crackers. Hackers na verdade são indivíduos que possuem alto teor de conhecimento em tais procedimentos porém não os realiza para o bem próprio, muito pelo contrário, desenvolvem soluções para o dia-a-dia de pessoas como nós modificando tanto hardware quanto software em busca de soluções inteligentes e funcionais para o nosso cotidiano. Já o Cracker tem como principal objetivo, ludibriar, enganar ou se apoderar de informações de outras pessoas, sejam estas informações pessoais, financeiras ou bancárias.

Para me auxiliar nesta série de publicações (é o que eu pretendo) eu vou usar o auxílio de um hacker, que já andou pelo submundo cibernético e hoje em dia prefere não se identificar, mas ele me permitiu citar seu antigo "nome de guerra": L!R!UZ Hack. 
O próprio L!R!UZ estará respondendo dúvidas caso houver, então fiquem à vontade para fazer qualquer pergunta, que eu me encarrego de entrar em contato com ele para que ele responda. 

Os próprios Hackers de antigamente é que criaram o termo Cracker, para que de certa forma alguns leigos, como a mídia por exemplo, não citasse de forma incorreta os mesmos, embora os esforços tenham sido válidos, não resolveu muito visto que eu estou fazendo estas publicações justamente por isso.
Para que vocês estejam um pouco mais interados no assunto eu separei a lista dos jargões mais utilizados por esses "magos da tecnologia".


  • White hat ("chapéu branco") é um hacker que estuda sistemas de computação à procura de falhas na sua segurança, mas respeitando princípios daética hacker. Ao encontrar uma falha, o hacker white hat normalmente a comunica em primeiro lugar aos responsáveis pelo sistema para que tomem as medidas cabíveis. Muitos hackers white hat desenvolvem suas pesquisas como professores de universidade ou empregados de empresas de informática.
  • Black hat ("chapéu preto") é um hacker que não respeita a ética hacker e usa seu conhecimento para fins criminosos ou maliciosos; ou seja, umcracker. Também chamado dark-side hacker ("hacker do lado negro") por referência à série de filmes Star Wars.
  • Gray hat ("chapéu cinza") é um hacker intermediário entre white e black: por exemplo, um que invade sistemas por diversão mas que evita causar dano sério e que não copia dados confidenciais.
  • Newbie ("novato"), muitas vezes abreviado "NB", é o termo usado (em sentido um tanto pejorativo) para designar um hacker principiante.
  • Lam(m)er ("capenga"), ou então script kiddie ("moleque de script"), alguém que se considera hacker mas que, na verdade, é pouco competente e usa ferramentas desenvolvidas por outros crackers para demonstrar sua suposta capacidade ou poder
  • Phreaker (combinação de phone com freak, que significa "maluco") é um hacker especializado em telefonia (móvel ou fixa).
  • Hacktivist (combinação de hacker com activist) ou "hacktivista" é um hacker que usa suas habilidades com a intenção de ajudar causas sociais ou políticas.


Então galera, como forma de aprendizado, para quem quiser seguir é lógico, eu postarei diversas publicações sobre esses temas tão polêmicos, separei inclusive alguns truques e tutoriais para que você teste por conta própria e veja que o mundo cibernético não é tão obscuro quanto parece .... (ou não...) um abraço, e até mais! 

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Linux VERSUS Windows VERSUS MacOSx - A minha opnião!



A guerra está declarada!
Eu estava aqui tranquilo terminando de ler alguns posts do Face, quando derrepente me deparei com esse status do facebook do pessoal do TecMundo (Baixaki):

até aí tudo bem, se não fossem pelos comentários, vi vários comentários grosseiros (pessoais ignorantes mesmo, Windouser's kkk), do tipo Linux é lixo, ou MacOS é o melhor, ou Windows é horrivel, e quando dei por mim, já estava engajado numa batalha étnico-tecnológica: A guerra fria que existe à muito, acerca dos sistemas operacionais, eu particularmente usaria muito bem o slogan antigo da MacDonald's: "Amo muito tudo isso!".
Porém tem pessoas que fazem questão de impor mostrar sua opnião à respeito, justamente se utilizando de comentários estapafúrdios (gastei ... ) como os que eu citei, porém não sabem que empresas como a Apple e a Microsoft começaram de uma mesma idéia (pra não dizer da mesma pessoa), e mesmo que aparentemente são rivais como cães e gatos, estão sempre se ajudando, ou você acha que sempre são crackers, ou hackers contratados pela microsoft que descobrem falhas em seus produtos? e vice-versa?
para todos estes integrantes da guerra fria e etnico-tecnológica mantida entre os usuários dos sistemas operacionais eu só digo uma coisa, todos têm sua importância no mercado, mais vou falar do ramo em que eu trabalho e em suma do que sei ( pra nao passar vergonha ksksks) que é o design, tanto usuários de Mac, quanto de Windows, quanto usuários de Linux (os menos favorecidos .. ), tem ferramentas o suficientes para trabalhar, na verdade o que conta mesmo é o conhecimento, (não adianta nada ter a suíte Adobe completa e não saber nem como utilizar os aplicativos integrados entre si (assunto para outro post)), além do mais, se não houver máquinas com Linux, onde hospedaremos nossos scripts em PHP? e se não houverem servidores com Windows Server onde os engomadinhos hospedarão seus scripts em ASP, VB ou Asp.net?a verdade é que todos os sistemas operacionais fazem parte de um grande e único sistema, que eu particularmente chamo de universo tecnologico, onde o mínimo detalhe conta...

Acho que existir paz entre os usuários destes três 'combustíveis' é algo difícil (mas não impossivel), eu diria que a paz está para usuários de Windows, Linux e Mac como está para Paz entre todas as nações na terra, todos  nós sabemos que é possível e que pode ser útil, mas pouca gente realmente se empenha em acelerar esse processo.

Mais pra botar um pouco mais de pimenta nisso tudo, acho muito engraçado, porque a maioria dos usuários de Windows, não pagaram por sua Licença, falam mal de linux mas gostam de Android, (que também é uma distro Linux) e ainda assim se acham superiores, uma coisa temos que aprender e isso vai muito além do âmbito tecnológico: "Ninguém é melhor (ou necessariamente superior) à ninguém."

Estamos de volta!

Um salve aí galera!
Já faz um tempo que eu venho pensando na possibilidade de continuar blogando mais até hoje estava pesando se tem gente acessando esse blog ou não, além do mais um blog com assuntos tão variados não costuma ir para frente, então pensei num blog de tecnologia, mais como muitos que a gente vê por aí não seria interessante, daí já temos outro embasamento...
Ontem eu estava tocando violão em frente à TV e ouvi alguém dizer uma frase assim: "Porquê a gente não fala de coisas que são interessantes mais que quase nunca tem espaço na mídia?" daí eu decidi que esse vai ser o meu foco! Pode ser que eu me desvie do assunto mais faz parte néah!
Ótima leitura galera!