terça-feira, 29 de maio de 2012

Qual o seu perfil? acadêmico, técnico ou empreendedor?


Quando se esta na época de vestibulando, os pais geralmente sentam com seus filhos e em meio a algumas caipirinhas e dizem algo que nunca esqueceremos: A partir daquele momento eu tinha dois caminhos dignos: O primeiro caminho era passar no vestibular, ingressar em uma universidade federal, e então seguir uma vida acadêmica. A segunda opção era ir para o lado técnico da coisa (ele não levou em conta na época um terceiro caminho o empreendedorismo). Anos se passaram e eu acabei conhecendo melhor esses três caminhos.
Acredito que todos que queiram seguir profissionalmente a área tecnológica precisam passar por essa decisão, que pode ser muito fácil para alguns e extremamente difícil para outros (grupo no qual me incluo).
Conheço algumas pessoas- normalmente acadêmicas- que encontraram o caminho correto com muita facilidade, pois nosso sistema de ensino funciona de forma mais coerente para o perfil, levando-as naturalmente para o caminho da faculdade/mestrado. Por isso não creio que você tenha muitas dificuldades em descobrir que seu perfil é o acadêmico. Algumas características comuns ao perfil são: Foco, ansiedade controlada, necessidade de vida estável, etc.
As coisas complicam um pouco mais para quem tem aptidão para o perfil técnico, pois os caminhos possíveis são muitos. Você pode entrar para uma boa faculdade sem, necessariamente, ser acadêmico. Outra opção é fazer cursos variados, Curso superior técnico,etc. A última opção que me vem à mente é botar a mão na massa e aprender na marra. A melhor escolha depende da sua capacidade de ser autodidata, facilidade de adaptação ao sistema de ensino, disponibilidade de tempo até obter um retorno financeiro, etc. Sinto muito, mas não existe uma regra. De qualquer forma, boa sorte.
O perfil empreendedor é um pouco atípico, já que conheço muitas pessoas de outros perfis que simpatizam com a idéia. As vezes me surge a dúvida se no fundo todos nós temos uma vontade de montar um empreendimento próprio. De qualquer forma não é comum alguém seguir esse caminho sem algumas proficiências como: Facilidade de criação de rede profissional, Pró-atividade, Aceitação de riscos, e a característica fundamental: ímpeto.
Uma coisa que percebi é que, apesar de existir uma valorização exagerada para o caminho acadêmico (principalmente pelos pais), escolher o caminho certo é muito mais decisivo no seu limiar de sucesso do que a opção escolhida, e aquele estudante/profissional que olha no relógio de 10 em 10 minutos para ver se chegou a hora de ir para casa com certeza escolheu o caminho errado, e com certeza não vai tão longe quanto iria no seu caminho natural.

Um comentário:

  1. Escolhi o eixo acadêmico, mas hoje me vejo na área técnica (por ser engenheira é mais complicado não chegar a área técnica) e tenho ambição do empreendedorismo, é complicado, mas acho que a gente vai se moldando com o tempo, acho que não dá para formular um esteriótipo pronto desde o início (no caso quando somos estudantes)... e esta coisa de empreendedorismo, eu nem sabia que eu tinha o perfil... me contaram (rsrs)

    ResponderExcluir