segunda-feira, 19 de maio de 2014

Você sabe a diferença entre Hacker e Cracker?

Salve galera! Tudo bem com vocês? A pouco tempo eu me decidi por voltar à blogar novamente mais arrumar assunto para blogar é muito difícil hoje em dia, talvez pela quantidade limitada de tempo disponível ou pela vasta quantidade de Blogs que falam de assuntos similares é muito alta de forma com que cada post por mais exclusivo que seja vai ser sempre um plágio, mal feito ou bem feito de qualquer assunto específico.
Enfim, ontem eu estava na sala da minha casa, escondido no meio de dois computadores como de costume, porém o fator que fez a diferença desta vez foi o fato de que eu estava na sala de TV, enquanto eu revirava a internet procurando alguma coisa interessante para agraciar meu cérebro me deparei com mais um capítulo dessa nova novela passando, "G3R4Ç40 BR4S1L" esta novela trata de certa forma de um universo hacker paralelo ao nosso, logicamente o cyberespaço é o menor dos focos deixando transpassar informações errôneas como linhas de HTML numa "performance hacker" um Marraphone  que na verdade é um Nokia Lumia 520 dentre outras informações.
De todas estas informações que são passadas errôneamente (seja por um propósito de não focar em tecnologia e sim na trama ou simplesmente por negligência com relação ao meio em que a trama se passa) a que mais me chamou atenção foi a expressão "HACKER". Por diversas vezes eu indaguei com meus alunos,
amigos e pessoas que me deram oportunidade de argumentar, sobre isso, porque eu já não aguento mais esta informação sendo passada de forma errada.
Atualmente isso ocorre tanto em tele-jornais, quanto em revistas, jornais e nesse caso em novelas. A informação que é passada errada é que o termo correto para quem invade sites, descobre e explora falha em sistemas, aplicativos, programas, além de fazer roubos à contas bancárias, na verdade não são hackers e sim crackers. Hackers na verdade são indivíduos que possuem alto teor de conhecimento em tais procedimentos porém não os realiza para o bem próprio, muito pelo contrário, desenvolvem soluções para o dia-a-dia de pessoas como nós modificando tanto hardware quanto software em busca de soluções inteligentes e funcionais para o nosso cotidiano. Já o Cracker tem como principal objetivo, ludibriar, enganar ou se apoderar de informações de outras pessoas, sejam estas informações pessoais, financeiras ou bancárias.

Para me auxiliar nesta série de publicações (é o que eu pretendo) eu vou usar o auxílio de um hacker, que já andou pelo submundo cibernético e hoje em dia prefere não se identificar, mas ele me permitiu citar seu antigo "nome de guerra": L!R!UZ Hack. 
O próprio L!R!UZ estará respondendo dúvidas caso houver, então fiquem à vontade para fazer qualquer pergunta, que eu me encarrego de entrar em contato com ele para que ele responda. 

Os próprios Hackers de antigamente é que criaram o termo Cracker, para que de certa forma alguns leigos, como a mídia por exemplo, não citasse de forma incorreta os mesmos, embora os esforços tenham sido válidos, não resolveu muito visto que eu estou fazendo estas publicações justamente por isso.
Para que vocês estejam um pouco mais interados no assunto eu separei a lista dos jargões mais utilizados por esses "magos da tecnologia".


  • White hat ("chapéu branco") é um hacker que estuda sistemas de computação à procura de falhas na sua segurança, mas respeitando princípios daética hacker. Ao encontrar uma falha, o hacker white hat normalmente a comunica em primeiro lugar aos responsáveis pelo sistema para que tomem as medidas cabíveis. Muitos hackers white hat desenvolvem suas pesquisas como professores de universidade ou empregados de empresas de informática.
  • Black hat ("chapéu preto") é um hacker que não respeita a ética hacker e usa seu conhecimento para fins criminosos ou maliciosos; ou seja, umcracker. Também chamado dark-side hacker ("hacker do lado negro") por referência à série de filmes Star Wars.
  • Gray hat ("chapéu cinza") é um hacker intermediário entre white e black: por exemplo, um que invade sistemas por diversão mas que evita causar dano sério e que não copia dados confidenciais.
  • Newbie ("novato"), muitas vezes abreviado "NB", é o termo usado (em sentido um tanto pejorativo) para designar um hacker principiante.
  • Lam(m)er ("capenga"), ou então script kiddie ("moleque de script"), alguém que se considera hacker mas que, na verdade, é pouco competente e usa ferramentas desenvolvidas por outros crackers para demonstrar sua suposta capacidade ou poder
  • Phreaker (combinação de phone com freak, que significa "maluco") é um hacker especializado em telefonia (móvel ou fixa).
  • Hacktivist (combinação de hacker com activist) ou "hacktivista" é um hacker que usa suas habilidades com a intenção de ajudar causas sociais ou políticas.


Então galera, como forma de aprendizado, para quem quiser seguir é lógico, eu postarei diversas publicações sobre esses temas tão polêmicos, separei inclusive alguns truques e tutoriais para que você teste por conta própria e veja que o mundo cibernético não é tão obscuro quanto parece .... (ou não...) um abraço, e até mais! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário